Filho único, Francisco Davi de Almeida Teixeira, 14 anos, estudante da
escola Tiradentes passou a integrar, ontem, uma estatística preocupante.
O jovem foi a vítima fatal de um acidente envolvendo o ônibus da linha
10-29 que seguia na Bernardo Vieira lotado, no cruzamento com a avenida
Coronel Estevam e o trem que fazia a linha Sul, em direção a
Parnamirim. Esta é a terceira morte nas 12 colisões envolvendo trens
urbanos em Natal este ano. O número de acidentes já é, em sete meses de
2013, o mesmo registrado em todo o ano de 2012.
Sinal sonoro e luminoso, além de cancela, são utilizados para
impedir que carros parem sobre linha férrea no momento de passagem de
trem
Além da vítima fatal, 22 pessoas foram atendidas pelo Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Destes, 20 já foram liberados e
dois seguem internados. Um deles está em observação e outro aguarda para
sofrer uma cirurgia no ombro.
Poucos segundos após o ônibus
deixar a parada na Benardo Vieira, foi colhido pela composição. As
imagens das câmeras de monitoramento da prefeitura mostram que quando o
ônibus avança em direção a passagem de nível, a composição da CBTU já
estava cruzando a primeira via da avenida (para quem vem no sentido zona
sul/zona norte). Mas, uma arvore no canteiro central pode ter
dificultado a visão do motorista. Isso quem deverá esclarecer é o
inquérito policial.
Wilson Sales Pessoa, de 62 anos, passava pelo
local a pé no momento do acidente e diz ter visto o que aconteceu. “A
cancela estava fechada e ele (o motorista do ônibus) tentou passar”,
contou. Ele se referiu à cancela que impede a passagem de automóveis
quando no momento da passagem do trem. No entanto, o equipamento se
restringe à faixa destinada aos carros de passeio, deixando livre a
faixa exclusiva para ônibus. O estoquista Alisson Bruno Rocha Miranda,
de 20 anos de idade, estava dentro do veículo e sofreu escoriações leves
em virtude da colisão. O jovem contou que estava de pé, no meio do
ônibus. “O motorista viu o trem e até tentou passar por cima da linha,
mas não deu tempo”, relatou.
Após colidir com o ônibus, o trem
seguiu viagem. Segundo a assessoria de imprensa da Companhia Brasileira
de Trens Urbanos (CBTU), esta é a orientação feita aos maquinistas. A
Companhia disse que a medida visa garantir a integridade física dos
profissionais, visto que acidentes envolvendo trens podem ter grande
comoção social e causar revolta na população. A assessoria também
informou que, nesses casos, o veículo ferroviário segue até a estação
seguinte, onde a tripulação é substituída. A linha Sul da CBTU ficou
interrompida entre as 8h e as 13h34 em virtude do acidente.
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