Em sua 22ª edição o destino do Carnatal está indefinido

A Prefeitura do Natal, através do secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, afirma ser inviável a realização do Carnatal neste ano no entorno da Arena das Dunas. Segundo Tomaz Pereira de Araújo Neto, titular da pasta, a Destaque Promoções, organizadora da micareta, já tem ciência de que o evento não poderá ocorrer nas proximidades do tradicional  percurso, em Lagoa Nova, devido às obras de mobilidade que já estarão em curso e com prazo para serem entregues, por isso não poderão ser interrompidas. 



“A Destaque se reuniu com a Prefeitura, foi apresentado o cronograma de obras e entenderam que não é possível o Carnatal continuar lá”, explicou. Sobre um novo local para sediar a festa, o secretário de Obras afirma que essa decisão fica à cargo da empresa. “Cabe à Destaque escolher isso. Existem áreas disponíveis em Natal, como já foi sugerido a avenida Omar O’Grady. Depois de identificar a área, devem procurar a Prefeitura para ver a viabilidade de uso”, detalhou o secretário.

Ricardo Bezerra, um dos diretores da empresa, afirma que está “mantendo vários contatos com a Prefeitura” e que a definição do local sairá até o fim desta semana. Apesar de considerar a Avenida Omar O’Grady, como um dos destinos do Carnatal, Bezerra nem confirma definitivamente, nem cita outras possibilidades.

Os serviços do lote 2 das obras de mobilidade urbana da cidade, que prevêem a construção de dois viadutos e cinco túneis no entorno do Arena das Dunas,  impossibilitam a realização do evento no local tradicional. As obras que custarão R$ 222 milhões irão ocorrer nos três turnos porque precisam ser concluídas até maio do próximo ano. A previsão do governo municipal é, segundo Tomaz Neto, de que as interdições no trânsito já comecem na próxima semana 

“Perto de onde ocorre, até então não é possível, porque estará tudo em obras. Ainda estamos esperando um contato da Semob mas fica difícil para a secretaria operacionalizar um desvio grande que o Carnatal necessita, além de dar conta do resto da cidade e trabalhar nas obras”, disse Tomás Neto. Sobre a possibilidade de o Carnatal ocorrer na Avenida Omar O’Grady, Walter Pedro da Silva, secretário adjunto de Trânsito da Semob, considera mais fácil porque precisaria realizar apenas duas interdições, em cada extremo da avenida Omar O’Grady, que liga Candelária a Cidade Satélite. “Teríamos que ver como isso seria feito. Primeiro é preciso que a Destaque sinalize”, conclui.

Sobre a possível mudança do evento para a avenida Omar O’Grady, a promotora do Meio Ambiente Rossana Sudário afirma que “em qualquer lugar que ele acontecer, será um grande dano ambiental”. “Meu entendimento é que a festa não deve acontecer. É um absurdo”, disse. 

Sudário, que já entrou na Justiça alegando os prejuízos causados à população pelas interdições das vias e poluição sonora, agora tem um inquérito civil público instaurado discutindo os danos ambientais provocados pela micareta. “Em qualquer espaço público isso será um enorme dano ambiental. O prolongamento da Prudente é área de dunas e também traria prejuízos à flora”, afirma. 

Uma audiência sobre esse inquérito acontecerá no dia 23, às 10h30, na sede da Promotoria de Justiça. A 22ª edição do Carnatal está confirmada para o período de 5 e 8 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário:

Comente com o Facebook: