Pesquisa: Décimo terceiro será usado principalmente em dívidas

Pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), realizada em outubro e divulgada ontem mostra que a maioria dos consumidores brasileiros - 62%, ante 61% no ano passado - pretende utilizar os recursos do 13º salário para pagar dívidas. Em nota enviada à imprensa, a Anefac credita a alta do endividamento dos consumidores ao ambiente de redução da atividade econômica e inflação mais elevada.

O levantamento, feito com 612 consumidores de todas as classes sociais, apurou ainda que recuou de 16% para 14% o total de brasileiros que pretendem utilizar o 13º para a compra de presentes, o que, para a Anefac, mostra maiores dificuldade e preocupações com os gastos neste ano. 

No grupo disposto a gastar, os produtos que mais vão atrair os recursos do 13º salário serão celulares (74%), roupas (70%) e eletroeletrônicos (68%). O levantamento mostra a preocupação dos consumidores em reduzir o volume de seus gastos neste Natal: 80% pretendem gastar até R$ 500 ante 76% em 2012, enquanto 20% devem gastar mais de R$ 500 contra 24% no ano passado. 

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a primeira parcela do 13º deve ser paga de 1º de fevereiro até 30 de novembro aos trabalhadores celetistas. A segunda parcela deve sair até 20 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário:

Comente com o Facebook: