Saiu o Nome do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante

A Comissão de Educação do Senado aprovou o projeto de lei da Câmara que denomina “Governador Aluízio Alves” o aeroporto internacional em construção no município de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. O relator da proposta foi o senador Gim Argelo, que teve o parecer aprovado por unanimidade. O projeto agora segue para apreciação dos senadores em plenário. A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados, onde passou por três comissões:  Viação e Transportes, Educação e Cultura, além de Constituição e Justiça. Na Câmara, a proposição não foi ao plenário, uma vez que o regimento autoriza que os projetos de caráter terminativos, que não tenham recursos, sejam enviados direto ao Senado. 

Gim Argelo foi o relator do projeto da Comissão de Educação e Cultura do SenadoGim Argelo foi o relator do projeto da Comissão de Educação e Cultura do Senado

A empresa construtora do aeroporto – a Inframérica – estima que o terminal de São Gonçalo estará em funcionamento em abril de 2014. O aeroporto terá uma estação de passageiros com 40 mil metros quadrados e estacionamento com 1.500 vagas. Atualmente, cerca de 1.300 pessoas trabalham na obra. No início das operações, a Inframérica prevê que o Aeroporto terá capacidade para receber até 10 aeronaves simultaneamente, com um movimento inicial de 4 milhões de passageiros/ano, chegando a 6,2 milhões em 2024 e aos 11 milhões em 2038. Já no primeiro ano, serão 10 balcões de atendimentos aos passageiros e cinco esteiras de bagagens.


Construção
Para cumprir o compromisso de entregar os terminais a tempo da Copa de 2014, cerca de dois mil trabalhadores se revezam em vários turnos de trabalho. O ritmo de obras é intenso e há máquinas e operários em várias frentes.  Apenas um dos dois acessos necessários para o tráfego de cargas e passageiros deverá estar pronto até abril: o norte, que ligará o aeroporto até a BR 406, perto da entrada do município de Extremoz e que custará cerca de R$ 16 milhões ao governo estadual. O acesso compreende um trecho de 13 quilômetros e já foi desmatado e terraplenado. Resta, segundo o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens (DER),  Demétrio Torres, confeccionar as peças do viaduto, fazer a sub-base, a base da pista, o asfaltamento e ‘montar’ o viaduto, que será pré-moldado. O acesso sul, que ligará o terminal as BRs 304 e 226 em Macaíba e cuja obra atingiu 5% da conclusão, só foi desmatado e terraplenado. Demétrio negou a possibilidade de atraso e disse que o compromisso é entregar o acesso norte em março do próximo ano e o acesso sul, em maio – um mês após a operação do aeroporto. Os dois acessos ao novo aeroporto custarão R$ 73 milhões e estão sendo construídos pela EIT Engenharia, chamada para assumir a construção no meio do processo. Até o momento, o governo já investiu R$ 5,1 milhões dos R$ 73 milhões previstos para a obra.

Trajetória 
Aluísio Alves foi eleito deputado federal em 1945 e participou da Assembleia Nacional Constituinte que promulgaria a nova Constituição de 1946. Reeleito em 1950, 1954 e 1958. Foi eleito governador em 1960 e fez uma gestão inovadora com importantes obras de infraestrutura para o Rio Grande do Norte. Aluísio Alves conquistou o quinto mandato de deputado federal em 1966 e elegeu o monsenhor Walfredo Gurgel para governador. Em fevereiro de 1969 teve o mandato cassado pelo AI-5. Tão logo restaurado o pluripartidarismo ingressou no PP e a seguir no PMDB. Disputou o governo em 1982 sem conquistar o mandato. Entusiasta da candidatura vitoriosa de Tancredo Neves à Presidência da República foi indicado Ministro da Administração pelo presidente eleito sendo confirmado no cargo por José Sarney e permaneceu à frente desse ministério entre 15 de março de 1985 e 15 de fevereiro de 1989 e durante a sua gestão foi criada a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Em 1990 foi eleito para o sexto mandato de deputado federal, cargo do qual esteve licenciado durante o governo Itamar Franco quando foi Ministro da Integração Regional entre 8 de abril de 1994 e 1º de janeiro de 1995. Como Ministro da Integração, Aluísio retomou o projeto de transposição do Rio São Francisco. Faleceu em Natal, em 2006 vítima de isquemia cerebral.

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