A Vivo lançou ontem em Natal a tecnologia 4G - quarta geração de telefonia móvel, elevando para três o número de operadoras que atuam nesse mercado, na cidade. O segmento, considerado uma das grandes apostas das operadoras, registrou, entre março e setembro, um crescimento de 1.537% na base de clientes no Rio Grande do Norte. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de usuários do 4G saltou de 350 em março, quando o serviço estreou no país, para 5.731, em setembro, no RN – dado mais recente.
A velocidade na transmissão de dados é apontada como diferencial da tecnologia. Baixar vídeos, por exemplo, pode ficar até 10 vezes mais rápido, segundo as operadoras.
Concorrência
A Oi, única que ainda não disponibilizou o 4G no RN, confirmou, em nota, que pretende estrear no segmento até o dia 31 de dezembro. A expansão do serviço, que já é oferecido em seis capitais do país, faz parte “dos compromissos assumidos pela Oi com a Anatel relativos aos prazos de instalação da tecnologia 4G no Brasil”, disse a Oi, através da assessoria de comunicação.
A tecnologia 4G, explica Marcelo Tanner, diretor da Vivo no Nordeste, que esteve ontem em Natal, permite que as operadoras cobrem mais pelo serviço. “A tecnologia permite mais velocidade, então é justo que se cobre mais. Embora os investimentos sejam altíssimos para que se consiga colocar uma rede 4G num país com dimensões continentais, as operadoras têm a retribuição do cliente, que percebe a tecnologia e paga mais”, afirma Tanner.
TIM, Claro e Vivo disseram ter antecipado o cronograma de execução e oferecido a tecnologia antes do prazo previsto pela Anatel. A Claro foi a primeira a oferecer o serviço na capital. A TIM estreou no início do mês e a Vivo apostou numa maior cobertura, chegando a ‘cobrir’ 60% da cidade, o que representa, na prática, sinal em 27 bairros de todas as zonas da cidade.
O serviço, segundo a operadora, está disponível desde ontem. Para ter acesso, é preciso comprar aparelhos e chips compatíveis com a nova tecnologia. Segundo Tanner, há planos de estrear em outros municípios do RN, mas só a longo prazo. Ele não divulgou quanto já foi investido no RN nem quanto será aplicado na expansão da rede.
Bate-papo
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
O que diferencia o 4G do 3G?
A principal diferença é na taxa de transmissão de dados. Em condições teóricas, o 4G pode chegar a 100mbps. Para o 3G, podemos estimar uma média de 7mbps de velocidade, em condições teóricas.
Que velocidade mínima as operadoras têm de oferecer ?
A garantia da velocidade é sempre em relação ao pacote contratado. Atualmente, nos horários de pico, entre 10h e 22h, a operadora deve garantir, no mínimo, 30% da velocidade do pacote contratado. Na média mensal das medições, deve garantir pelo menos 70% da velocidade contratada. Seja 4G ou 3G.
O que observar antes de contratar o serviço e a quem recorrer, em caso de descumprimento das regras por parte das operadoras?
O usuário pode consultar previamente o Ranking de reclamações da Anatel e o Índice de Desempenho no Atendimento, também da Anatel, para saber a posição das operadoras. Também pode consultar os indicadores de rede da sua cidade e Estado. Em caso de descumprimento, deve primeiro procurar sua operadora. Caso não consiga resolver, deve procurar a Anatel, por meio de nossa Central de Atendimento, no telefone 1331, ou em nosso portal, no Fale Conosco. É importante ter em mãos o número do protocolo.
A velocidade na transmissão de dados é apontada como diferencial da tecnologia. Baixar vídeos, por exemplo, pode ficar até 10 vezes mais rápido, segundo as operadoras.
Concorrência
A Oi, única que ainda não disponibilizou o 4G no RN, confirmou, em nota, que pretende estrear no segmento até o dia 31 de dezembro. A expansão do serviço, que já é oferecido em seis capitais do país, faz parte “dos compromissos assumidos pela Oi com a Anatel relativos aos prazos de instalação da tecnologia 4G no Brasil”, disse a Oi, através da assessoria de comunicação.
A tecnologia 4G, explica Marcelo Tanner, diretor da Vivo no Nordeste, que esteve ontem em Natal, permite que as operadoras cobrem mais pelo serviço. “A tecnologia permite mais velocidade, então é justo que se cobre mais. Embora os investimentos sejam altíssimos para que se consiga colocar uma rede 4G num país com dimensões continentais, as operadoras têm a retribuição do cliente, que percebe a tecnologia e paga mais”, afirma Tanner.
TIM, Claro e Vivo disseram ter antecipado o cronograma de execução e oferecido a tecnologia antes do prazo previsto pela Anatel. A Claro foi a primeira a oferecer o serviço na capital. A TIM estreou no início do mês e a Vivo apostou numa maior cobertura, chegando a ‘cobrir’ 60% da cidade, o que representa, na prática, sinal em 27 bairros de todas as zonas da cidade.
O serviço, segundo a operadora, está disponível desde ontem. Para ter acesso, é preciso comprar aparelhos e chips compatíveis com a nova tecnologia. Segundo Tanner, há planos de estrear em outros municípios do RN, mas só a longo prazo. Ele não divulgou quanto já foi investido no RN nem quanto será aplicado na expansão da rede.
Bate-papo
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
O que diferencia o 4G do 3G?
A principal diferença é na taxa de transmissão de dados. Em condições teóricas, o 4G pode chegar a 100mbps. Para o 3G, podemos estimar uma média de 7mbps de velocidade, em condições teóricas.
Que velocidade mínima as operadoras têm de oferecer ?
A garantia da velocidade é sempre em relação ao pacote contratado. Atualmente, nos horários de pico, entre 10h e 22h, a operadora deve garantir, no mínimo, 30% da velocidade do pacote contratado. Na média mensal das medições, deve garantir pelo menos 70% da velocidade contratada. Seja 4G ou 3G.
O que observar antes de contratar o serviço e a quem recorrer, em caso de descumprimento das regras por parte das operadoras?
O usuário pode consultar previamente o Ranking de reclamações da Anatel e o Índice de Desempenho no Atendimento, também da Anatel, para saber a posição das operadoras. Também pode consultar os indicadores de rede da sua cidade e Estado. Em caso de descumprimento, deve primeiro procurar sua operadora. Caso não consiga resolver, deve procurar a Anatel, por meio de nossa Central de Atendimento, no telefone 1331, ou em nosso portal, no Fale Conosco. É importante ter em mãos o número do protocolo.
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