Depois de um fim de semana conturbado nos aeroportos do País, em que a companhia aérea Gol chegou a ter quase metade de seus voos atrasados, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) continua contabilizando as infrações da empresa. Até agora, já foram apuradas 250 irregularidades por falta de informações ou assistência aos passageiros - o que deve se converter em uma multa de R$ 2,5 milhões, calcula o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys.
Anac começa a investigar problemas que atrasaram voos e provocaram tumultos nos aeroportos
O valor ainda não está fechado e pode ultrapassar R$ 5 milhões, uma vez que a agência continua efetuando o levantamento das infrações. Cada irregularidade gera uma multa de R$ 4 mil a R$ 10 mil. A apuração deve ser concluída ainda este mês, mas a Gol ainda poderá se manifestar sobre as infrações ou recorrer. Só depois desse prazo é que a cobrança será de fato realizada.
Além da multa, a Gol vai passar por uma auditoria da Anac para verificar se a tripulação é suficiente para a operação da empresa. Neste ano, a empresa chegou a lançar um programa de demissão voluntária entre seus funcionários, além de ter dispensado pessoal da Webjet após esta ter sido adquirida pela Gol e, posteriormente, desativada.
“A Gol declarou, e os dados mostram, que não teve problema com a quantidade de tripulantes. Vamos fazer uma auditoria para atestar se esses dados que estamos recebendo estão corretos e se aquilo que foi apresentado pela empresa efetivamente ocorreu”, afirmou o diretor de Operações de Aeronaves da Anac, Carlos Eduardo Pellegrino, em referência ao levantamento que a Anac faz junto às companhias sobre número de tripulantes e horas trabalhadas.
Segundo a Anac, o “problema diferenciado” da Gol, que não conseguiu normalizar suas operações com a mesma agilidade de outras companhias, decorreu de uma falha no gerenciamento da tripulação. Com os atrasos, tripulantes tiveram seu limite de horas de voo excedido e não puderam seguir trabalhando. Outras pessoas tiveram de ser deslocadas para atender à demanda - o que ocorreu com certa lentidão e informações equivocadas, segundo a Anac.
“A própria Gol perdeu o controle do gerenciamento”, disse Guaranys. “Isto não pode acontecer em hipótese alguma. Problemas meteorológicos ocorrem no mundo inteiro, mas essa discrepância gera, de fato, um distúrbio no sistema de aviação.” Para evitar mais problemas, a Gol está operando, no momento, com dois sistemas de gerenciamento de tripulação - um deles manual.
Anac começa a investigar problemas que atrasaram voos e provocaram tumultos nos aeroportos
O valor ainda não está fechado e pode ultrapassar R$ 5 milhões, uma vez que a agência continua efetuando o levantamento das infrações. Cada irregularidade gera uma multa de R$ 4 mil a R$ 10 mil. A apuração deve ser concluída ainda este mês, mas a Gol ainda poderá se manifestar sobre as infrações ou recorrer. Só depois desse prazo é que a cobrança será de fato realizada.
Além da multa, a Gol vai passar por uma auditoria da Anac para verificar se a tripulação é suficiente para a operação da empresa. Neste ano, a empresa chegou a lançar um programa de demissão voluntária entre seus funcionários, além de ter dispensado pessoal da Webjet após esta ter sido adquirida pela Gol e, posteriormente, desativada.
“A Gol declarou, e os dados mostram, que não teve problema com a quantidade de tripulantes. Vamos fazer uma auditoria para atestar se esses dados que estamos recebendo estão corretos e se aquilo que foi apresentado pela empresa efetivamente ocorreu”, afirmou o diretor de Operações de Aeronaves da Anac, Carlos Eduardo Pellegrino, em referência ao levantamento que a Anac faz junto às companhias sobre número de tripulantes e horas trabalhadas.
Segundo a Anac, o “problema diferenciado” da Gol, que não conseguiu normalizar suas operações com a mesma agilidade de outras companhias, decorreu de uma falha no gerenciamento da tripulação. Com os atrasos, tripulantes tiveram seu limite de horas de voo excedido e não puderam seguir trabalhando. Outras pessoas tiveram de ser deslocadas para atender à demanda - o que ocorreu com certa lentidão e informações equivocadas, segundo a Anac.
“A própria Gol perdeu o controle do gerenciamento”, disse Guaranys. “Isto não pode acontecer em hipótese alguma. Problemas meteorológicos ocorrem no mundo inteiro, mas essa discrepância gera, de fato, um distúrbio no sistema de aviação.” Para evitar mais problemas, a Gol está operando, no momento, com dois sistemas de gerenciamento de tripulação - um deles manual.
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