O débito não autorizado em conta foi a principal reclamação registrada por clientes no Banco Central (BC), em dezembro de 2013. Do total de 2.508 irregularidades, 444 são sobre o débito não autorizado. Em novembro, essa também era a principal reclamação, com 440 do total de 2.303 irregularidades. Foram registradas no BC 125 reclamações sobre os débitos não autorizados feitos pela Caixa. No Banco do Brasil o número ficou em 111 e no Santander, 99. Os resultados divulgados levam em conta bancos com mais de 1 milhão de clientes.
Levantamento mostra que Banco do Brasil teve melhores respostas às demandas em setembro
Em segundo lugar na lista de principais irregularidades, está a cobrança de tarifas por serviços não contratados pelos clientes, no total de 335 casos. Em seguida vêm as reclamações por prestação irregular do serviço de conta-salário (231). No mês passado, no ranking de reclamações com resultado ponderado pelo número de clientes por instituição, o HSBC ficou em primeiro lugar. Foram consideradas procedentes 127 reclamações. Em seguida vem o Santander, com 402 casos. No terceiro lugar ficou o Banco do Brasil (463 reclamações).
A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC e as reclamações ajudam na fiscalização e regulação do Sistema Financeiro Nacional. Entretanto, o BC recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da instituição financeira.
Se o problema não for resolvido, o cidadão pode ainda recorrer à ouvidoria da instituição, que terá prazo máximo de 15 dias para apresentar resposta. Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer ao Poder Judiciário.
Levantamento do Banco Centra, com base em números de setembro, mostra que as instituições financeiras com melhor resposta às reclamações dos clientes foram o Banco do Brasil, o Santander e o Itaú. Naquele mês, o BB conseguiu encerrar 585 queixas, enquanto o Santander resolveu 382 questionamentos e o Itaú solucionou 318 casos.
De acordo com lista das centrais de atendimento ao público do BC, que relaciona 55 itens de possíveis irregularidades bancárias, as reclamações campeãs em setembro foram os débitos não autorizados em conta-corrente, prestação de serviço irregular em conta-salário, cobrança de tarifa sobre serviços não contratados, entre outros
Levantamento mostra que Banco do Brasil teve melhores respostas às demandas em setembro
Em segundo lugar na lista de principais irregularidades, está a cobrança de tarifas por serviços não contratados pelos clientes, no total de 335 casos. Em seguida vêm as reclamações por prestação irregular do serviço de conta-salário (231). No mês passado, no ranking de reclamações com resultado ponderado pelo número de clientes por instituição, o HSBC ficou em primeiro lugar. Foram consideradas procedentes 127 reclamações. Em seguida vem o Santander, com 402 casos. No terceiro lugar ficou o Banco do Brasil (463 reclamações).
A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC e as reclamações ajudam na fiscalização e regulação do Sistema Financeiro Nacional. Entretanto, o BC recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da instituição financeira.
Se o problema não for resolvido, o cidadão pode ainda recorrer à ouvidoria da instituição, que terá prazo máximo de 15 dias para apresentar resposta. Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer ao Poder Judiciário.
Levantamento do Banco Centra, com base em números de setembro, mostra que as instituições financeiras com melhor resposta às reclamações dos clientes foram o Banco do Brasil, o Santander e o Itaú. Naquele mês, o BB conseguiu encerrar 585 queixas, enquanto o Santander resolveu 382 questionamentos e o Itaú solucionou 318 casos.
De acordo com lista das centrais de atendimento ao público do BC, que relaciona 55 itens de possíveis irregularidades bancárias, as reclamações campeãs em setembro foram os débitos não autorizados em conta-corrente, prestação de serviço irregular em conta-salário, cobrança de tarifa sobre serviços não contratados, entre outros
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