A informação foi divulgada ontem, em Brasília, durante o lançamento do Plano de Operação para a Copa do Mundo, que traça as diretrizes a serem seguidas pelo setor durante o evento. O objetivo é evitar congestionamentos nas pistas de pousos e decolagens e nos pátios dos aeródromos. Durante o período do plano, os aeroportos serão coordenados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) da Força Aérea. “Todos os pousos e decolagens terão que ser autorizados por esses órgãos”, afirmou o secretário-executivo da SAC, Guilherme Ramalho.
A exemplo do que já foi feito em São Paulo, no aeroporto de Congonhas, técnicos vão testar a infraestrutura aeroportuária, a segurança e os trajetos que serão percorridos pelos convidados do evento na chegada ao aeroporto e na saída do terminal. Pelo planejamento, segundo a SAC, os VIPs, como são chamados, deverão passar por locais restritos a fim de garantir a fluidez dos demais passageiros e turistas nos aeroportos. As equipes deverão medir o tempo e o percurso das delegações dentro do aeroporto e definir como será o transporte terrestre de seleções e convidados.
Questionada se houve alguma mudança no cronograma de início das operações do Aeroporto Governador Aluízio Alves, a SAC reiterou a data de 10 de maio. A Secretaria informou ainda que as áreas do aeroporto já estão muito bem delimitadas e que não há impedimento para a realização do simulado na data prevista.
O Aeroporto Internacional Augusto Severo também passará por testes. Segundo a SAC, a ideia é utilizá-lo no período da Copa do Mundo para o estacionamento de aeronaves, permitindo desafogar o fluxo no Aeroporto Aluizio Alves, equipamento oficial do evento.
A SAC informou ainda que o plano para os aeroportos do RN prevê incremento de 126 profissionais, sendo 96 policiais federais, nove técnicos da Anac, cinco agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), oito do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e oito agentes da Receita Federal.
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