Em visita técnica nas obras de mobilidade no entorno da Arena das Dunas, na companhia da imprensa na manhã desta sexta-feira (25), o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomáz Neto garantiu a entrega dos viadutos e túneis até o dia 31 de maio.
O conjunto de obras que inclui viadutos nas avenidas Prudente de Morais e marginal da BR-101, além de seis túneis e duas passarelas ficarão prontos dentro do previsto. De acordo com o secretário, a obra atingiu 85% de sua totalidade, restando os seis últimos metros da torre central do viaduto estaiado, que deve ser concluída em algumas semanas, além de algumas lajes e boa parte da concretagem.
No início de junho, o tráfego só não estará liberado no viaduto da marginal da BR-101devido ao período de necessidade de “cura” do concreto. O que segundo Tomáz Neto não vai prejudicar o fluxo durante a Copa, visto que estará dentro da área de restrição da FIFA e que por isso terá o fluxo de veículos reduzido. “Após a conclusão da parte bruta, serão feitos os acabamentos com serviços de jardinagens, sinalização e pintura”, assegurou Tomáz Neto.
Mesmo não estando liberado para fluxo, o secretário garantiu que o viaduto da BR-101 deverá estar totalmente pronto, porém só será entregue no início do mês de julho. Até lá a estrutura permanecerá isolada para evitar acidentes.
O secretário reconheceu ainda que houve um atraso na definição do projeto do viaduto com todos os órgãos envolvidos, DER, o Dnit e a própria prefeitura. O que comprometeu o prazo de entrega dessa parte do complexo.
Outro atraso registrado é na obra da Avenida Jerônimo Câmara, que em virtude da fuga de material terá 60 dias a mais do estabelecido. Em agosto serão concluídas as obras de drenagem naquela área para só depois serem feitas as partes de pavimentação e a consequente conclusão das obras da Jerônimo Câmara em um prazo 45 dias.
Ainda de acordo com o secretário de obras, o novo Complexo viário de Natal promete proporcionar um incremento na parte de velocidade do fluxo de veículos. Segundo ele, anteriormente, os carros se deslocavam pelo mesmo trecho em uma faixa de velocidade entre 20 e 40 quilômetros, com as mudanças, os veículos poderão circular com velocidade entre 40 e 70 quilômetros.
Números
Orçada em 222 milhões de reais, as obras de mobilidade do entorno da Arena das Dunas apresenta números que mostram a dimensão de sua estrutura. Iniciada em 22 de outubro do ano passado, a obra conta com o trabalho de 1.249 operários, trabalhando diuturnamente, 30 mil metros cúbicos de concreto, 3 mil toneladas de ferro, 3 mil toneladas de estaca prancha, que são as paredes de sustentação dos seis túneis que compõem o complexo viário, tudo isso distribuído em um canteiro de obras com mais de 30 mil metros quadrados de extensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário