Nova arte não terá custo adicional

Após polêmica com a instalação e retirada de um painel na entrada de Natal pela BR-101, na zona Sul, a Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur) vai usar uma arte sugerida por Erinaldo Santos na decoração para a Copa do Mundo Fifa 2014. A peça mostra a silhueta de um goleiro rodeada por fotos da cidade de autoria do fotógrafo Canindé Soares. 

Novo painel será instalado em dez dias e terá sete fotos de NatalNovo painel será instalado em dez dias e terá sete fotos de Natal

Em reunião realizada na tarde de ontem (05) entre o titular da Semsur, Raniere Brabosa, o autor da nova arte, Erinaldo Santos e o fotógrafo Canindé Soares,  ficou definido que o novo painel que irá substituir a antiga arte - colocada na entrada de Natal pela zona sul -, não terá custo adicional no orçamento original de R$ 1,6 milhões  voltados para a decoração da cidade durante a Copa do Mundo.

De acordo com Raniere, a nova arte será instalada em no máximo 10 dias pela empresa pernambucana Servlight, vencedora da licitação e responsável pela decoração para a Copa, que arcará com os custos das fotografiaas (R$ 2.500,00). Segundo o secretário para cada arte elaborada e instalada na cidade, existe uma verba extra para substituição, caso ocorra algum imprevisto. 

Vários dos painéis já instalados estão com pichações. “Cada elemento de decoração tem outro para substituir. A  Servlight já está ciente e instalará o novo painel em alguns dias, bem como subsituirá os que estão pichados”, afirma o Secretário. 

Segundo Raniere Barbosa,  após observar a reação das pessoas nas redes sociais, ficou decidida a retirada de imediato do painel. “Na hora de fazer planejamentos, são feitas algumas adequações e ajustes, todo projeto está sujeito a isso. Quando vi a reação da população, de imediato mandei retirar, sabendo que não teria prejuízo para o dinheiro público”, explica.

De acordo com a Semsur, a arte sugerida pelo designer Erinaldo Santos teve mais de 900 compartilhamentos, 800 curtidas e 173 comentários no Facebook. Após a repercussão, o autor foi procurado pela secretaria e foi feito o acordo para a utilização da peça. O designer afirma que ao perceber o repúdio ao painel original, teve a ideia de fazer uma nova arte sem pretensão de que esta fosse utilizada, “apenas por brincadeira”. 

“Eu bolei uma ideia com apelo para as riquezas da nossa cidade e que ao mesmo tempo pudesse aproveitar a estrutura existente. Mas jamais esperava o tamanho do compartilhamento, nem muito menos que a prefeitura fosse acatar. Não vou cobrar nada pois quero sar este presente para a nossa cidade, além da visibilidade que o meu trabalho vai ganhar”, disse Erinaldo Santos. 

A peça mostra a silhueta de um goleiro rodeada por fotos da cidade. Na reunião, foram escolhidas sete fotos de Canindé Soares de pontos da cidade para compor a arte do painel, são eles: a ponte Newton Navarro, a praia de Ponta Negra, o Pórtico dos Reis Magos, Fortaleza dos Reis Magos, árvore de natal de Mirassol, Parque da cidade e a Arena das Dunas. 

De acordo com o  secretário de Serviços Urbanos, 80% da decoração será instalada até o mundial. Por recomendação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não haverá instação de pontos de luz em monumentos, como a Fortaleza dos Reis Magos, a ponte de Igapó e o Morro do Careca em Ponta Negra. “Lamentamos, pois ficaria muito belo”, afirma o secretário. A sede do Palácio Felipe Camarão já ganhou iluminação alusiva à Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário:

Comente com o Facebook: