Aeroporto tem vias de acesso inacabadas e transporte limitado

Após um mês da abertura do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, as entradas e saídas para o aeroporto ainda se apresentam como dificuldade para a população. Tanto na questão das vias de acesso inacabadas, como no transporte público limitado. Dos três acessos, dois estão liberados, mas ainda passam por obras para conclusão – que são pela BR-406, no sentido Natal/Ceará-Mirim, e o RN-160, via São Gonçalo do Amarante. A BR-304, o acesso sul, sentido Macaíba, não ultrapassou o estágio de terraplenagem.

Viaduto do acesso norte ainda recebe vigas. Na tarde de ontem, operários não trabalhavam na obraViaduto do acesso norte ainda recebe vigas. Na tarde de ontem, operários não trabalhavam na obra

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE trafegou ontem a tarde nas vias de acesso e constatou o acanhado cenário de obras. O viaduto de ligação do acesso norte não está concluído e os operários não trabalhavam no período da tarde. Segundo o encarregado de obras, Luís Gondim, na parte da manhã haviam instalado algumas vigas e feito a concretagem. Ele calcula mais dez a quinze dias para concluírem o estágio das vigas e seguir para construção da laje – por onde trafegará os carros. No canteiro central da BR-406 trabalhavam alguns operários com ajustes na brita e apoio dos torres de iluminação.

O acesso sul continua no barro, com o serviço de terraplenagem sem aparência de avanço. Em alguns trechos, fendas se abriram por causa das chuvas. Não havia operários, nem máquinas no percurso transitado pela reportagem. De acordo com o encarregado, há um canteiro de obras construindo uma ponte em Guanduba. Porém, não foi possível a reportagem chegar ao local, devido a falta de estrada direta.

Percorrendo o futuro acesso, pouco mais de 100 metros após o final da terraplenagem, o restante do caminho é barrado por cercas de arame farpado. Porém, não há mais desapropriações da área, uma vez que o acesso cortava duas fazendas que já tiveram a área negociada.

Para esclarecimentos sobre o estágio atual das obras de acesso ao aeroporto, a TN procurou pelo titular do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte, Demétrio Torres, responsável pelo serviço. No entanto, Torres não tinha disponibilidade para entrevista e preferiu não liberar as informações por telefone.

Transporte
Quem precisa de transporte público para chegar ou sair do Aeroporto Aluízio Alves precisa de paciência. Transitam apenas duas linhas intermunicipais com itinerário limitado a Cidade Alta, e o outro ao shopping Midway Mall. Para seguir ao bairro onde se concentram as hospedagens, como Ponta Negra, por exemplo, é preciso pegar outro transporte.

Karoline Oliveira, 19, e Maria de Lourdes Oliveira, 55, mãe e filha, turistas oriundas de São Paulo, estavam há quase uma hora esperando por um ônibus. Elas desembarcaram às 16h30.. era 17h20 e não havia passado o transporte pretendido. 

“Antes de vir para Natal, busquei na internet qual era o ônibus. Vamos para a Praia dos Artistas e vi que o mais perto era o ‘S’. Passou um quando chegamos, mas disse que ia para a garagem. Agora nós estamos esperando o próximo”, relatou Karoline.

Elas acreditavam ainda que desceriam próximo ao local de destino, mas ainda no aeroporto receberam informações que mesmo a parada mais próxima da Praia dos Artistas ficava distante para uma caminhada. “Agora vamos descer e procurar por outro ônibus”, disse. 

Do aeroporto para Natal, a empresa Trampolim da Vitória faz três linhas: a “S” que passa pela Av. Salgado Filho e Midway Mall, e a “R”, que segue para o Alecrim e Cidade Alta, com passagens a custo de R$ 2,30, e horário das 4h30 até 24h, e intervalo de frequência de 30mn. Segundo Paulo Macedo, diretor de Departamento Municipal de Trânsito de São Gonçalo do Amarante (Demutran), vai ser averiguado a necessidade de mudanças dos horários. No entanto, questões como mudança de itinerário e aumento de frota é de responsabilidade do DER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário:

Comente com o Facebook: