EDUCAÇÃO: IFRN consegue empregar 60% dos alunos

Medicina, Engenharia, Direito, Psicologia. Nenhuma das Carreiras Tradicionais - e concorridas - se encaixava Nos Sonhos da Estudante Maria Gildênia Ferreira de Moura, 22 Anos. Nascida los Assu, a ambição da sertaneja era Maior: Como decifrar a Energia, Gerada los altas voltagens NAS hidrelétricas, chegava como Casas. Grande Parte Dessa Vontade Veio do Pai, Genilson de Moura, Que a Vida Toda trabalhou Como Eletricista. Em 2011, Gildênia Veio parágrafo um capital com o Objetivo de trabalhar na Distribuidora de Energia Elétrica do Estado. "When eu Olhava da casa da Minha tia, a Só pensava los trabalhar fazer Outro Lado da Rua", lembra. Encontrou no Curso de Eletrotécnica SUBSEQUENTES do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) como Portas parágrafo a Cosern. Hoje, um Estudante de e funcionária do Corpo Administrativo da Companhia.

Alef Silva de Andrade, 19 Anos, JA ESTA Localidade: Não ÚLTIMO semestre do Curso de logística e de Liberdade de Informação Chamado Paragrafo hum Estágio na Secretaria de Habitação de São Gonçalo do Amarante Alef Silva de Andrade, 19 Anos, ESTA JÁ Localidade: Não ÚLTIMO semestre do Curso de logística e de Liberdade de Informação Chamado Paragrafo hum Estágio na Secretaria de Habitação de São Gonçalo do Amarante


Maria Gildênia FAZ Parte do Corpo de Profissionais Que Dão nova Cara A Mão de obra potiguar. São os técnicos e tecnológos formados Pelo IFRN that ocupam Hoje como lacunas do Mercado de Trabalho. De a Acordo com a Pesquisa de Acompanhamento de egressos (PAE), realizada Pelo Instituto los 2013 com 2.523 ex-Alunos, apontou that 59% dos formados estao inseridos de alguma forma no Mercado de Trabalho. Destes, 36,7% ESTA Empregado e continua Estudando. A Empregabilidade E AINDA Mais forte NAS Cidades-polo, Como Mossoró, Parnamirim e Natal.
O instituto - Que JÁ FOI Escola Técnica Federal do RN (ETFERN) e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) - mantém o Objetivo de Formar Profissionais Para suprir OS Setores Produtivos do Estado. De a Acordo com a pró-reitora de Extensão do Instituto, Régia Lúcia Lopes, ESSA inserção se Inicia com o Vínculo de Estágio. "Os pesquisados ​​dizem Que julgam o Estágio Como o Fator Mais Importante na SUA Entrada no Mercado de Trabalho", aponta Régia. Em 2013, Por Exemplo, 394 Alunos foram encaminhados parágrafo Estágio.

Entretanto, ESSA Oferta AINDA E escassa a Depender do Curso. De a Acordo com Régia, o Mercado potiguar Acolhe Bem OS Técnicos los áreas Como Construção Civil - apesar dos revezes fazer Setor los 2014 -, Recursos Naturais e informática, mas Deixa a desejar no 'acolhimento' um Cursos Mais ESPECÍFICOS e voltados par Novos Setores, Como Gestão ambiental, Biocombustíveis e Mineração. "Nosso Objetivo E ampliar ESSA Oferta de Estágio, parágrafo Que o Aluno do Curso Técnico tenha ESSA Experiência profissionalizante. Para Ser Formado técnico TEM Que ter uma Prática Profissional ", acrescentou.

Uma Pesquisa realizada in 2013 that also apresentou 50,6% dos entrevistados continuam atuando los área relacionada à SUA Formação. Entre OS Setores de Atuação dos formados, Os Maiores percentuais estao na Educação (23,72%), Administração Pública (13,38%), Construção Civil (10,14%), Extrativa Indústria (7,97%) e Atividades Financeiras (6,42%).

Nem Semper sos Alunos chegam POR Terem Afinidade com a área Técnica. O Em muitos Casos, OS Alunos tentam alcançar o ensino médio federal, EO utilizam Como UMA Porta de Acesso ao Ensino superior. Mostra Disso E Que 52,72% dos Estudantes Que continuaram Estudando estao sem bacharelado e 9,87% los alguma licenciatura. "Nosso Objetivo also E proporcionar uma verticalização do Conhecimento, oferecendo Cursos de Aperfeiçoamento e Formação Profissional", salienta o pró-reitor de Graduação do IFRN, José Everaldo Pereira.

Uma Eletrotécnica Maria Gildênia Ferreira tinha ISSO los Mente when começou a estagiar na Cosern. Contratada Como Profissional from janeiro, Ela tratou de ir los Busca fazer Financiamento do Ensino superior. Um Programa da Companhia banca Parte da Graduação de Gildênia em Engenharia Elétrica, EM UMA universidade particular. "Nunca devemos Parar, E de suma importância continuar 'Estudando Para Crescer na Empresa e conseguir Novos conhecimentos", aponta.

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