Planejamento urbano é diferencial do aeroporto de SGA para conquistar hub

Aeroporto do RN é único com área que proíbe construções residenciais próximas (Foto: Alberto Leandro)

Na disputa acirrada pelo hub da TAM, o planejamento urbano no entorno do aeroporto que sediará o centro de conexões de voos, Natal/São Gonçalo, Recife ou Fortaleza será essencial. Segundo o secretário municipal de urbanismo de São Gonçalo do Amarante, Hélio Duarte, esse diferencial existe apenas no terminal potiguar.
“Nosso plano diretor foi elaborado ainda em 2009, mas já previa a preservação da área do entorno do aeroporto para não haver ocupações residenciais próximas, o plano foi elaborado seguindo recomendações da Infraero e Anac para áreas próximas de pousos e decolagens de aeronaves. Já em Recife e Fortaleza abraçaram mortalmente o aeroporto, o que poderá em breve ter restrições para pouso noturno”, destacou Hélio.
Ainda segundo o secretário, o grupo Latan deixou claro que a decisão será puramente técnica. “O RN tem um aeroporto novíssimo, com capacidade inicial para 7 milhões de passageiros/ano, podendo chegar até 70 milhões. Tem uma pista com 75 metros de largura (área pavimentada) o que permite até um Airbus A380 pousar com sua carga máxima, onde nenhum outro aeroporto do país tem essa condição técnica”, enfatizou.
Outro diferencial para o aeroporto potiguar é o fato de ser o único com concessão 100% privada, diferente dos moldes de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, em que há sociedade com a Infraero. “Em Natal o aeroporto é 100% privado. Aliás, foi construído e é administrado pela iniciativa privada, o que facilita e muito qualquer tipo de negociação intervenção e ampliação. Outro fator importante, o RN tem uma refinaria de petróleo, cuja planta produz QAV, ou seja, querosene de aviação, única no Nordeste”, comentou Duarte.
Ainda em caso de emergência para pousos, o Rio Grande do Norte é o único entre os concorrentes que dispões de um segundo aeroporto em caso de emergências, o Augusto Severo, em Parnamirim, que recebe ainda os voos militares.
“O fato de Recife e Fortaleza serem cidades com mais de 2 milhões de habitantes enquanto a região metropolitana de Natal tem 1,2 milhões não tem muita importância. Atlanta nos Estados Unidos, tem o maior aeroporto do mundo, operando com mais de 90milhões pas/ano (hub da Delta) e Atlanta tem 450 mil habitantes, menos da metade da população de Natal. Hub é conexão e não propriamente destino final”, conclui o secretário.

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