Levantamento divulgado pela Secretaria da Aviação Civil projeta o terminal da Grande Natal entre os melhores do país
O Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, alcançou o índice de satisfação dos usuários na primeira pesquisa de que participa.
No levantamento, que é feito desde 2013 pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), o terminal ficou com pontuação de 4,09, numa escala de 0 a 5.
Os dados se referem ao segundo trimestre de 2015. Foram avaliados 15 aeroportos. Cuiabá e Salvador são as únicas cidades que ainda não atingiram o nível de satisfação exigido pela SAC. Curitiba, com 4,43, tem a melhor avaliação.
No Nordeste, a avaliação incidiu sobre Natal, Fortaleza e Recife (além de Salvador). Entre as três capitais que disputam o hub da Latam, Recife alcançou a melhor média, com 4,33. Fortaleza cravou 4,20.
No levantamento sobre o mesmo período de 2014, a capital pernambucana tinha 4,24. Já a cearense ficou com 3,98.
Metodologia
A coleta de dados qualitativos da pesquisa foi feita por entrevista presencial, por meio de questionário padrão, com os passageiros no embarque e desembarque dos 15 aeroportos alvo anteriormente. As perguntas formuladas no questionário contemplam 48 indicadores.
Em 30 deles, Natal teve nota acima de 4, o que inclui cordialidade dos funcionários, tempo na fila de checkin e limpeza. Em 15 itens, a capital potiguar ficou com notas entre 3 e 4.
Nessa faixa estão incluídas as avaliações sobre a quantidade de estabelecimentos comerciais e qualidade da internet wi-fi. Já os três critérios piores avaliados foram valor dos produtos comerciais (2,73), valor dos produtos nas lanchonetes (2,48) e custo do estacionamento (2,41).
A pesquisa é considerada favorável a Natal na disputa pelo hub da Latam. A companhia já informou que levará em consideração na escolha da cidade sede não só a posição geográfica, mas também aspectos que levam em conta a satisfação do usuário.