O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema) inicia amanhã (03/08), o projeto Parque Itinerante. O objetivo é sensibilizar e despertar crianças jovens e educadores para a importância da conservação do Parque das Dunas que é reconhecido pela UNESCO como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira.
“O nosso propósito é enriquecer e fortalecer a Educação Ambiental na Unidade de Conservação, através do uso de estratégias diferenciadas que possam aproximar alunos de escolas públicas aos objetivos de conservação do Parque das Dunas e torná-los multiplicadores desse conhecimento”, afirmou Daniel Costa, biólogo do Parque.
A ação será realizada na Escola Estadual Severino Bezerra, em Mãe Luíza, a partir das 8h. Uma equipe do Parque levará até os alunos uma exposição com amostras de fauna e flora, apresentará palestra sobre educação ambiental utilizando recursos didáticos e lúdicos como vídeos e teatro. A peça conta a história de um menino chamado Júlio e o seu amigo Sagui. Haverá também uma apresentação com personagens do fundo do mar.
O Projeto Parque Itinerante será realizado nas escolas públicas de Natal quinzenalmente. Existe um cronograma das escolas que serão atendidas, mas os educadores que desejarem receber o projeto poderão entrar em contato com o parque, pelo e-mail parquedasdunas@rn.gov.br ou pelo telefone 3201-3985
“Esse projeto transcende os limites físicos do parque, dando oportunidade para as pessoas conhecerem o trabalho de conservação desenvolvido no estado, fortalecendo instrumentos da política estadual de meio ambiente. Uma iniciativa ousada e extremamente gratificante para toda a equipe do Parque das Dunas”, ressaltou Mary Sorage, gestora do Parque das Dunas.