LIBERADO VIADUTO DA BR 406 DE ACESSO AO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE.
Após liberar o tráfego de carros no viaduto do acesso norte ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na tarde desta segunda-feira (26), o governador Robinson Faria visitou junto com o prefeito municipal Jaime Calado as obras do acesso sul, que será a principal via de escoamento de cargas do terminal. As obras totalizam R$ 76,3 milhões, dos quais R$ 23,1 milhões já foram aplicados.
“Um dos nossos compromissos assumidos com a TAM foi liberar o viaduto até o final do ano. Mas estamos fazemos isso de maneira antecipada o que fortalece a implantação do HUB no RN”, destacou o governador. O equipamento está com as obras de engenharia e a sinalização horizontal e vertical concluídas. O projeto de jardinagem urbanística já está em curso, restando apenas 800 metros para duplicar e 5 km para restaurar dos 6 km do trecho.
O trecho do acesso sul, por sua vez, foi dividido em dois subtrechos de obras: o primeiro vai até a ponte do Rio Potengi e o outro, da ponte à BR 304. A primeira parte deve ser concluída entre março e abril de 2016, quando se inicia o período chuvoso. Passadas as chuvas, no período de estiagem, a segunda parte será finalizada. No momento, no acesso sul, está sendo realizada a terraplenagem e a base com brita graduada, sobre a qual será aplicada uma capa de asfalto de 7cm.
São 12 km de via duplicada, com 10,70m de cada lado, o que fará da via a principal linha de escoamento das cargas que chegam ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante e seguem na rodovia para o restante do País. A visita às obras foi acompanhada por secretários estaduais e municipais, políticos, vereadores municipais e outras autoridades, entre eles, os deputados federais Fábio Faria e Zenaide Maia, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira e o deputado estadual Fernando Mineiro.
“O governo do Estado está de parabéns por antecipar a liberação do tráfego do acesso norte e tocar com agilidade as obras do acesso sul. São Gonçalo tem pressa em ter as obras dos acessos finalizadas por que integram a Via Metropolitana. Assim vai facilitar e agilizar o transporte de cargas sem interferir no trânsito do município. A prioridade em concluir os acessos ao aeroporto permite mais confiabilidade na disputa do HUB da LATAM”, declarou Jaime Calado.