Clodoaldo Trindade Cabral revelou que a STTU tem trabalhado para apurar utilização de documentos irregulares nos transportes públicos; Ministério Público e Polícia Federal devem ser acionados
Fonte: Agora RN
Muitas pessoas procuram os órgãos apropriados para emitir suas carteiras de estudante. Por natureza própria, elas trazem diversos benefícios aos seus portadores, sendo o principal deles o pagamento da meia entrada em cinemas, teatros e no transporte público. Contudo, para que legalmente se obtenha o registro é preciso, obviamente, ser estudante. Este, contudo, não tem sido o caso de muitos usuários natalenses, que vêm se apropriando de carteiras falsas e aproveitando suas prerrogativas no que se torna, invariavelmente, em um verdadeiro esquema de fraudes. A denúncia foi feita pelo secretário-adjunto de Transportes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Clodoaldo Trindade Cabral, durante audiência pública ocorrida na Câmara Municipal de Parnamirim.
De acordo com Clodoaldo, as carteirinhas falsas têm sido identificadas dentro dos próprios ônibus, quando os passageiros com os documentos irregulares tentam ludibriar o cobrador. Com a ajuda das instituições acadêmicas, a Semob tem podido confirmar a invalidade das carteiras estudantis confiscadas. “Várias instituições como Universidade Potiguar (UnP), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e até escolas públicas estão identificando que essas carteiras apreendidas não são dos alunos destas instituições, e há muitas carteiras que já foram pegas por nós”.
O caso é encarado com bastante seriedade pela Semob, e o secretário-adjunto, inclusive, confirmou que ele será repassado à Justiça. A secretaria pretende acionar o Ministério Público do Rio Grande do Norte para que haja uma melhor investigação, tencionada a pôr um fim a este esquema que, muito embora possa não remeter a uma ação conjunta de criminosos, tem causado prejuízos. Até lá, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana tem trabalhado diariamente para identificar indivíduos com carteiras de estudante falsas. O primeiro caso, de acordo, com Clodoaldo, foi identificado há mais de 20 dias.
“Estamos presentes todos os dias em várias linhas de ônibus realizando essa fiscalização. Notamos que as pessoas que estão sendo abordadas têm pagado em espécie. Agora estamos fazendo um apanhado de todo este material e logo mais iremos encaminhá-lo ao Ministério Público”, disse o secretário, esclarecendo qual atitude será tomada nos casos das instituições que possuem caráter federal no estado potiguar: “No caso das universidades federais, o que apuramos será encaminhado para a Polícia Federal, que tomará as devidas providências”, contou à reportagem do Agora Jornal.
As universidade e escolas públicas têm colaborado para identificar os autores desses documentos fraudados. A “identificação”, na verdade, é feita ao se constatar que os donos das carteirinhas não constam nos sistemas delas. “As instituições disseram que essas pessoas e nomes, de fato, não estão cadastrados no nosso sistema e muito menos nos sistemas dessas escolas e universidades. Esses nomes não existem”.
Muito embora as instituições estejam ajudando o governo municipal, Clodoaldo acredita que deve haver um policiamento cada vez mais crescente da matéria e que as pessoas tirem suas carteirinhas de acordo com o que está estipulado em lei – de outro modo, deverão ser responsabilizadas. “Acredito que quando se faz um trabalho sério de emissão de documentos, cada um tem que se responsabilizar pelo que está fazendo”, concluiu.
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