Transporte: Prefeitura inicia obras do binário

A prova de fogo para a paciência dos motoristas de Natal vai ficar mais difícil nos próximos dias. Além das mudanças no trânsito da capital no entorno da Arena das Dunas para a construção de dois viadutos e seis túneis, outras interdições vão modificar, ainda mais, a rotina de quem transita nos arredores do bairro de Lagoa Nova. A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semopi) já deu início à primeira parte de uma série de intervenções nas avenidas   Capitão Mor Gouveia e Jerônimo Câmara para a construção de um binário formado pelas duas vias.
Joana Lima
Na Prudente de Morais, interdição mudou rotina do natalenseNa Prudente de Morais, interdição mudou rotina do natalense

A obra orçada em R$ 111 milhões será executada pela construtora E&T e tem o mês de maio de 2014 como prazo para conclusão. “É o nosso prazo legal diante do órgão responsável pelas obras de mobilidade urbana realizadas em função da Copa do Mundo”, disse o titular da Semopi, Tomaz Neto. As intervenções fazem parte do Lote 1 de obras de mobilidade urbana e contemplam a demolição e remoção do pavimento antigo; escavação e lançamento da rede de drenagem; execução da rede de esgoto; execução da rede de água e nova pavimentação. Serão 3,6 km na Mor Gouveia e 2,2 km na Jerônimo Cãmara.

Uma série de interdições no trânsito precisará ser feita para que os trabalhos possam avançar sem prejuízo ao cronograma. A primeira deve acontecer no início da avenida Capitão Mor Gouveia, próximo a avenida Industrial João Motta (BR 226), ainda no fim dessa semana. O trecho do lado esquerdo que vai da rodovia federal até a avenida Rio Grande do Sul deverá ficar fechado até o final do mês de novembro para execução das obras. O desvio será feito pelo trecho formado pelas ruas do Campos, Córdoba e da Fé, no bairro de Cidade Nova. As três vias estão passando por obras de drenagem e serão pavimentadas para receber o novo fluxo provocado pelo desvio. O lado direito da via será executado nos meses de novembro e dezembro, concluindo assim as duas primeiras etapas da obra. 

As etapas 3 e 4 da obra do binário vão se concentrar nas pistas 1 e 2 (lado direito e esquerdo) da Capitão Mor Gouveia, no trecho compreendido entre as avenidas. Coronel Estevam e Interventor Mário Câmara. O cronograma prevê a execução dos trabalhos entre os meses de dezembro de 2013 até março de 2014. Tomaz Neto explica que todas as interdições vão acompanhar a evolução da intervenção. As demais etapas, 5, 6, 7 e 8, correspondem às obras na até o trecho da Mor Gouveia cortado pela avenida São José e todo o trecho previsto da Jerônimo Câmara (ver box). O projeto executivo para o trecho que compreende o Viaduto da Urbana deve ser apresentado nos próximos dias.

De acordo com o cronograma apresentado pela Semopi, quatro trechos das duas avenidas estarão passando simultaneamente por obras no mês de fevereiro. Tomaz Neto conta com a transferência de parcela significativa da população potiguar para as praias  no mês que ainda é considerado de veraneio para alguns. “A população vai precisar de paciência. Essas obras ou são agora ou são agora”, afirma. Além da mudança de fluxo, as avenidas Capitão Mor Gouveia e Jerônimo Câmara ficarão mais largas e, afirma o secretário, poderão receber um número maior de veículos. Neto afirmou ainda que os canteiros centrais serão mantidos.

Cronograma

Etapa 1:   Conclusão dos desvios, sinalização e inicio dos serviços na avenida Capitão Mor Gouveia entre a Industrial João Francisco Motta (BR 226) e avenida Rio Grande do Sul. Pista 01 – esquerda. Outubro e novembro/2013.
Etapa 2:   Avenida Capitão Mor Gouveia entre as avenidas  Industrial João Francisco Motta e Rio Grande do Sul. Pista 02 – direita. Novembro e dezembro/2013.
Etapa 3:   Avenida Capitão Mor Gouveia. Pistas 01 e 02, entre as avenidas Coronel Estevam e  Interventor Mário Câmara. Dezembro/2013, janeiro e fevereiro/2014.
Etapa 4:   Avenida Capitão Mor Gouveia, pista 02, entres as avenidas Interventor Mário Câmara e Jaguarari. Janeiro, fevereiro e março/2014.
Etapa 5:   Avenida Capitão Mor Gouveia, pista 01, entres as avenidas. Interventor Mário Câmara e Jaguarari. Fevereiro, março e abril/2014.
Etapa 6:   Avenida Capitão Mor Gouveia, pistas 01 e 02, entre as avenidas Jaguarari e Av. São José. Abril/2014.
Etapa 7:  Finalização da Av. Mor Gouveia, no trecho em frente a Rodoviária. Abril e maio/2014.
Etapa 8:  Trabalhos na Av. Jerônimo Câmara. Fevereiro, março, abril e maio/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário:

Comente com o Facebook: