Os projetos estruturantes que foram conquistados pelo Rio Grande do Norte junto ao Governo Federal para melhorar a malha viária estão em execução, em fase de contratação das empresas que vão realizar as obras ou na fase final de planejamento. A avaliação é do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Ele afirma que tem semanalmente cobrado no Dnit, nos ministérios ou diretamente no Palácio do Planalto a execução que esses compromissos sejam cumpridos e sempre tem encontrado algum avanço. Henrique Eduardo lembra que a presidenta Dilma Rousseff anunciou diretamente algumas dessas obras.
Nesta semana, Henrique Eduardo Alves recebeu a notícia do diretor do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) de que as obras do Gancho de Igapó terão o edital de licitação publicado na próxima quinta-feira, dia 12. Estão em andamento ainda as obras da duplicação da BR 304 e de adequação do trecho da BR 101 entre o Viaduto de Ponta Negra e a entrada de Pium.
Assinatura do contrato para obra de duplicação da BR-304 deve ocorrer ainda este mês
Para o complexo Viário do Gancho de Igapó será adotado o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), como prevê a legislação no caso de obras que visam melhorias para a Copa de 2014, com recursos do PAC.
Entre as principais intervenções estão a implantação de túnel em formato “Y” interligando a Avenida das Fronteiras com a rodovia BR-101, sentido Natal, com a rodovia RN-160 - sentido São Gonçalo do Amarante. O equipamento terá 4,5 mil metros quadrados. Um viaduto com 280 m de comprimento será erguido ao longo da BR-101, no sentido duplo – crescente e decrescente – da rodovia.
Além de sistema de drenagem para a captação e condução de águas pluviais, com construção de estação elevatória e urbanização da área com a instalação de 150 postes de iluminação pública. O trecho receberá ainda abrigos de ônibus e quadras espo
As mudanças devem melhorar o fluxo no local. Atualmente, o tráfego é de 75 mil veículos/dia em um único ponto. O semáforo existente será eliminado.
O gancho possui hoje sete alternativas de tráfego no mesmo nível, o que causa transtorno para os usuários.
“É uma obra importante que deverá melhorar problemas de congestionamento, melhorar a segurança no trânsito e facilitar também a circulação de circulação das pessoa”, avalia o superintendente do DNIT, Walter Fernandes.
As intervenções, acrescenta o superintende, devem ainda garantir ao usuário economia no tempo e operacional para trafegar. Serão construídos caminhos de serviços para desvio de tráfego por etapas, de acordo com o andamento das obras.
Segundo Fernandes a obra terá gerenciamento regular para avaliar durante a execução como riscos, fluxo de trânsito, cronograma adequado para não atrapalhar no período da Copa 2014, prazo de 30 dias.
Obra de duplicação da ‘Reta Tabajara’ começa em janeiro
As obras de duplicação do trecho da BR 304 conhecido como Reta Tabajara até o entroncamento em Macaíba serão inciadas em janeiro. A previsão foi dada pelo superintendente do DNIT Walter Fernandes que afimrou ainda que o contrato com a empresa vencedora da licitação a SDS Engenharia será assinado até o final deste mês.
Os serviços envolvem um trecho de 27 quilômetros da BR-304 entre a Reta Tabajara e a rótula no encontro com a BR-226, em Macaíba e estão orçados em R$ 232 milhões. Também será adotado o Regime Diferenciado de Contratações (RDC). A execução das obras será em um prazo de 720 dias.
A obra será executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e vai trazer mais segurança ao trânsito de veículos no trecho mais perigoso da BR-304, que na Reta Tabajara passa a receber, ainda, o fluxo de veículos que vêm das regiões do Seridó, Trairi e até do Agreste, através da BR-226.
Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que entre 2011 e 2012 o número de acidentes na Reta Tabajara evoluiu de 734 para 850, um crescimento de 12,0% entre um ano e outro.
A rodovia tem 409 quilômetros de extensão e foi implantada na década de 1960 para ligar Natal aos municípios da região Oeste e do Ceará, o trecho da rodovia BR-304 no Rio Grande do Norte é considerado fundamental para o desenvolvimento da economia do Estado.
Estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental foi conclusivo pela necessidade de duplicação da rodovia.
A empresa ficará responsável pelas obras de adequação da capacidade, restauração e segurança de tráfego e ainda a eliminação de pontos críticos e implantação de vias marginais e construção de obras de artes especiais na Reta Tabajara.
BR-101 entre Parnamirim e Natal passará por adequação
As obras complementares e de adequação do trecho da BR 101 entre o Viaduto de Ponta Negra e a entrada de Pium terão até o final do mês a definição da empresa vencedora do processo de licitação. A intervenção será ao longo de 13 km da rodovia e vai contemplar a adequação de capacidade da via, melhoramentos, segurança de tráfego, eliminação de pontos críticos, ampliação de vias marginais e construção de obras de arte especiais e passarelas na rodovia federal.
O projeto prevê a construção de uma passagem inferior para acesso à avenida Maria Lacerda; da construção de cinco passarelas de pedestres e relocamento de uma sexta; e construção de seis viadutos. A estimativa é de início em março de 2014 e execução em 24 meses.
Os equipamentos ficarão um na altura do bairro de Neópolis; outro no acesso da avenida Abel Cabral, um terceiro em Emaús; outro em frente ao Parque estadual Aristófanes Fernandes; mais um no semáforo que dá acesso a Cohabinal, próximo da Câmara dos Vereadores de Parnamirim; e o último no acesso a Pium, próximo a Cidade do Vaqueiro. As passarelas de pedestres passarão por cima das marginais e, para isso, terão 60 metros de extensão.
“Essa obra promoverá maior economicidade e fluidez no trânsito. Além da redução do número de acidentes”, disse o superintendente regional do Dnit-RN, Walter Fernandes. O tráfego de veículos no trecho é entre 60 mil e 115 mil por dia, de acordo com o horário.
Por se tratar de uma licitação através do Regime Diferenciado e Contração (RDC) o orçamento da obra é sigiloso. No RDC, a definição do vencedor se dá pelo menor preço quando os concorrentes apresentam suas propostas e ofertas por meio de lances públicos. O objetivo é dar mais agilidade ao processo. Com o RDC, o prazo é encurtado entre 60 e 90 dias da data da publicação do edital até a homologação.
Nesta semana, Henrique Eduardo Alves recebeu a notícia do diretor do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) de que as obras do Gancho de Igapó terão o edital de licitação publicado na próxima quinta-feira, dia 12. Estão em andamento ainda as obras da duplicação da BR 304 e de adequação do trecho da BR 101 entre o Viaduto de Ponta Negra e a entrada de Pium.
Assinatura do contrato para obra de duplicação da BR-304 deve ocorrer ainda este mês
Para o complexo Viário do Gancho de Igapó será adotado o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), como prevê a legislação no caso de obras que visam melhorias para a Copa de 2014, com recursos do PAC.
Entre as principais intervenções estão a implantação de túnel em formato “Y” interligando a Avenida das Fronteiras com a rodovia BR-101, sentido Natal, com a rodovia RN-160 - sentido São Gonçalo do Amarante. O equipamento terá 4,5 mil metros quadrados. Um viaduto com 280 m de comprimento será erguido ao longo da BR-101, no sentido duplo – crescente e decrescente – da rodovia.
Além de sistema de drenagem para a captação e condução de águas pluviais, com construção de estação elevatória e urbanização da área com a instalação de 150 postes de iluminação pública. O trecho receberá ainda abrigos de ônibus e quadras espo
As mudanças devem melhorar o fluxo no local. Atualmente, o tráfego é de 75 mil veículos/dia em um único ponto. O semáforo existente será eliminado.
O gancho possui hoje sete alternativas de tráfego no mesmo nível, o que causa transtorno para os usuários.
“É uma obra importante que deverá melhorar problemas de congestionamento, melhorar a segurança no trânsito e facilitar também a circulação de circulação das pessoa”, avalia o superintendente do DNIT, Walter Fernandes.
As intervenções, acrescenta o superintende, devem ainda garantir ao usuário economia no tempo e operacional para trafegar. Serão construídos caminhos de serviços para desvio de tráfego por etapas, de acordo com o andamento das obras.
Segundo Fernandes a obra terá gerenciamento regular para avaliar durante a execução como riscos, fluxo de trânsito, cronograma adequado para não atrapalhar no período da Copa 2014, prazo de 30 dias.
Obra de duplicação da ‘Reta Tabajara’ começa em janeiro
As obras de duplicação do trecho da BR 304 conhecido como Reta Tabajara até o entroncamento em Macaíba serão inciadas em janeiro. A previsão foi dada pelo superintendente do DNIT Walter Fernandes que afimrou ainda que o contrato com a empresa vencedora da licitação a SDS Engenharia será assinado até o final deste mês.
Os serviços envolvem um trecho de 27 quilômetros da BR-304 entre a Reta Tabajara e a rótula no encontro com a BR-226, em Macaíba e estão orçados em R$ 232 milhões. Também será adotado o Regime Diferenciado de Contratações (RDC). A execução das obras será em um prazo de 720 dias.
A obra será executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e vai trazer mais segurança ao trânsito de veículos no trecho mais perigoso da BR-304, que na Reta Tabajara passa a receber, ainda, o fluxo de veículos que vêm das regiões do Seridó, Trairi e até do Agreste, através da BR-226.
Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que entre 2011 e 2012 o número de acidentes na Reta Tabajara evoluiu de 734 para 850, um crescimento de 12,0% entre um ano e outro.
A rodovia tem 409 quilômetros de extensão e foi implantada na década de 1960 para ligar Natal aos municípios da região Oeste e do Ceará, o trecho da rodovia BR-304 no Rio Grande do Norte é considerado fundamental para o desenvolvimento da economia do Estado.
Estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental foi conclusivo pela necessidade de duplicação da rodovia.
A empresa ficará responsável pelas obras de adequação da capacidade, restauração e segurança de tráfego e ainda a eliminação de pontos críticos e implantação de vias marginais e construção de obras de artes especiais na Reta Tabajara.
BR-101 entre Parnamirim e Natal passará por adequação
As obras complementares e de adequação do trecho da BR 101 entre o Viaduto de Ponta Negra e a entrada de Pium terão até o final do mês a definição da empresa vencedora do processo de licitação. A intervenção será ao longo de 13 km da rodovia e vai contemplar a adequação de capacidade da via, melhoramentos, segurança de tráfego, eliminação de pontos críticos, ampliação de vias marginais e construção de obras de arte especiais e passarelas na rodovia federal.
O projeto prevê a construção de uma passagem inferior para acesso à avenida Maria Lacerda; da construção de cinco passarelas de pedestres e relocamento de uma sexta; e construção de seis viadutos. A estimativa é de início em março de 2014 e execução em 24 meses.
Os equipamentos ficarão um na altura do bairro de Neópolis; outro no acesso da avenida Abel Cabral, um terceiro em Emaús; outro em frente ao Parque estadual Aristófanes Fernandes; mais um no semáforo que dá acesso a Cohabinal, próximo da Câmara dos Vereadores de Parnamirim; e o último no acesso a Pium, próximo a Cidade do Vaqueiro. As passarelas de pedestres passarão por cima das marginais e, para isso, terão 60 metros de extensão.
“Essa obra promoverá maior economicidade e fluidez no trânsito. Além da redução do número de acidentes”, disse o superintendente regional do Dnit-RN, Walter Fernandes. O tráfego de veículos no trecho é entre 60 mil e 115 mil por dia, de acordo com o horário.
Por se tratar de uma licitação através do Regime Diferenciado e Contração (RDC) o orçamento da obra é sigiloso. No RDC, a definição do vencedor se dá pelo menor preço quando os concorrentes apresentam suas propostas e ofertas por meio de lances públicos. O objetivo é dar mais agilidade ao processo. Com o RDC, o prazo é encurtado entre 60 e 90 dias da data da publicação do edital até a homologação.
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